Projeto Reflorestamento Gamela

A região de Cantagalo, onde se situa o Hotel Fazenda Gamela Eco Resort, foi tradicionalmente área rural de plantação extensiva de café e posteriormente de agropecuária, o que levou à retirada da cobertura florestal nativa. Assim, o solo tem sofrido ao longo dos anos uma perda considerável de nutrientes e de camadas de solo fértil.

Ao mesmo tempo temos assistido em todo o mundo aos problemas relacionados ao efeito estufa decorrente da produção de gás carbônico, gerado principalmente pela queima de combustível fóssil. Como ilustração podemos citar a produção anual de cerca de 2600 Kg de CO2 como resultado da queima de gasolina por um automóvel pequeno (motor 1.0) que percorra 40 Km por dia. No entanto, esta geração de gás carbônico pode ser minimizada simplesmente através do plantio de 4 arvores que irão utilizar este gás carbônico como matéria prima para geração de bio-massa através do processo de fotossíntese. Uma única arvore é capaz de absorver o gás carbônico gerado em cerca de 8 viagens Rio de Janeiro-Gamela-Rio de Janeiro.


O Brasil possui a maior diversidade arbórea do mundo e a recomposição da cobertura florestal deve passar necessariamente por predominância de plantio de arvores nativas. Estas espécies passaram por um processo seletivo de equilíbrio ao longo de milhares de anos e estão portanto adaptadas ao nosso meio ambiente, o que implica na criação de condições propícias para o desenvolvimento de toda uma flora e fauna.

A existência de cobertura florestal protege o solo do transporte de terra causado pela enxurrada evitando o assoreamento dos leitos de rios e lagos. A água das chuvas tem portanto sua velocidade diminuída e é assim filtrada e armazenada no subsolo aumentando a disponibilidade de água.

Dentro deste contexto o Hotel Fazenda Gamela Eco Resort está desenvolvendo um projeto de reflorestamento com o plantio de 50.000 árvores (majoritariamente nativas) em 5 anos, baseado nas etapas abaixo descritas:

  • 1. Construção de viveiro para produção e/ou aclimatação de mudas de árvores
  • 2. Reflorestamento com árvores nativas que dêem flores e/ou alimentos para pássaros
  • 3. Projeto (Adote uma árvore (Plante uma árvore e acompanhe seu crescimento)
  • 4. Plantio de espécies que melhorem o teor de nitrogênio no solo
  • 5. Plantio de cedro australiano como matéria prima renovável para produção de móveis
  • 6. Plantio de eucalipto como matéria prima renovável para produção de lenha e móveis