Arvorismo

Travessia entre troncos, pontes e degraus realizada na altura da copa das árvores, onde o praticante faz o percurso suspenso por um cabo de segurança, enfrentando diferentes níveis de dificuldade.


ALT

Local e extensão: A atividade tem início na central de lazer, onde os clientes se inscrevem e são informados dos riscos e requisitos necessários. Na seqüência os clientes são recepcionados pelo motorista, que conduz os participantes até o alto da montanha, onde esta instalada uma base de apoio onde são passadas as instruções. O percurso é composto de com 20 obstáculos e passarelas interligadas por plataformas, numa extensão de 200 metros e inicia-se ao lado do estacionamento do carro que conduz os participantes. Possui uma linha da vida com cabo de aço fracionado, suspenso a uma altura de cerca de 10 metros do chão. A duração da atividade é de 1h a 1h30min.

Fronteiras e interfaces com outros sistemas ou atividades: O arvorismo possui interface com a mega tirolesa.


Galeria de fotos:

ALT
ALT
ALT
ALT
ALT
ALT

 

Muita adrenalina. Vem pra Gamela!


Objetivos:
Identificar, analisar, avaliar e controlar os riscos relacionados à atividade acima citada durante a sua operação.

>> Visualizar arquivo em PDF

Estudos Necessários:
Os parâmetros utilizados para a identificação dos perigos e análise dos Riscos foram fruto da experiência e da pratica da atividade no local durante 5 anos. Os critérios adotados para avaliação e aceitação dos perigos e riscos estão descritos na legenda versão 2 do inventário de perigos e riscos, anexo 1.

Nome da empresa:
Fazenda Gamela Eco Resort
Endereço: RJ 160 - Estrada Cantagalo / Carmo, Km 20 Cidade: Cantagalo
Estado: Rio de Janeiro CEP: 28.500-000
Razão social: Hotel Fazenda da Gamela
CNPJ: 30.096.051/0001-20
Registro Embratur: Em andamento.

Atividades envolvidas:
Deslocamento de caminhonete por estradas internas, caminhada curta por trilha leve e ligação com a Mega Tirolesa.

Descrição do local:
Hotel fazenda com ampla área verde e pastos, sendo o rapel instalado no alto da montanha, que fica atrás das instalações físicas do Hotel.

Número mínimo por Grupo: 3 participantes x 1 condutor
Numero máximo por Grupo: 9 participantes x 3 condutores
Público específico: Crianças, adolescentes e adultos

Itens incluídos:
Acompanhamento de condutores qualificados e especializados em técnicas verticais. Equipamentos necessários para a segurança da atividade: Capacete, cinto cadeirinha, auto-seguro duplo com mosquetões de aço, luva sem dedos. Seguro de acidentes pessoais para atividades na natureza.

Itens não incluídos:
Alimentação, água, protetor solar, repelente, boné, óculos escuros.

Itinerário: (data, local, horários, duração)
Existem 4 horários em que a atividade é realizada, sendo 2 horários na parte da manhã e 2 na parte da tarde, os quais podem variar por conta de condições meteorológicas desfavoráveis (chuva, raios e/ou vento forte) ou falta de inscrição do número mínimo de 3 participantes. Estes horários podem ser consultados na Central de Lazer. A atividade tem início na central de lazer, onde os clientes se inscrevem e são informados dos riscos e requisitos necessários.

Na seqüência os clientes são recepcionados pelo motorista, que conduz os participantes até o alto da montanha, onde está instalada uma base de apoio onde são passadas as instruções. O percurso é composto de com 19 obstáculos e passarelas interligadas por plataformas, nas bordas de uma floresta onde está sendo implantado um programa de restauro florestal, numa extensão de 200 metros, suspenso a uma altura de cerca de 10 metros do chão. Inicia-se ao lado do estacionamento do carro, que conduz os participantes. Possui uma linha da vida com cabo de aço fracionado (existe desconexão e conexão dos mosquetões com supervisão dos condutores). A duração da atividade é de 1h a 1h30min.

Experiência prévia: Não é necessária

Condicionamento físico necessário:Não é necessário. Se o cliente desistir no meio do percurso por cansaço, os Condutores encaminham o participante da pista e encaminham as instalações do Hotel.

Não poderá participar quem:
Possuir fobia de altura; for cardíaco, hipertenso, ter sopro no coração, arritmia, dores no peito inexplicadas, problemas de pressão, falta de fôlego, dificuldade respiratória, palpitações, taquicardia, desmaios, epilepsia ou outras doenças nervosas, convulsão, problemas ósseos e na coluna vertebral, verificada através do perfil clínico do participante a ser preenchido e avaliado pela Coordenação da Aventura; estiver sob efeito de álcool ou qualquer outra substância entorpecente que altere sua atenção; for gestante ou estiver com suspeita de gravidez; estiver em estado pós-operatório; estiver fora dos limites de idade e peso, relacionados a equipamentos e estrutura, conforme descrito abaixo, podendo alterar conforme avaliação dos condutores, isso devido a características do equipamento e local da atividade:

Arvorismo
- Idade mínima: 5 anos | Peso máximo: 100kg

Disponibilidade de sistema de gestão da segurança:
Em implantação através da participação no programa aventura segura.

Disponibilidade de atendimento de emergência:
Planos de ação em emergência implantados. Equipe equipada, capacitada e treinada em procedimentos de emergência com e sem utilização de maca. Carro de resgate interno de prontidão e Hospital de Cantagalo a 15 minutos do Hotel. Estreita relação com o Corpo de Bombeiros da cidade de Cantagalo.

Necessidades de recursos, equipamentos e vestimentas:
Para a boa realização da atividade você deverá: estar usando roupas leves e maleáveis, pois teremos envolvimento físico. De preferência calça e camiseta (que deve estar por dentro da calça ou bermuda). Pode-se participar de bermuda e regata; utilizar calçado fechado, de preferência tênis; retirar brincos longos, anéis, cordões, pulseiras e relógios; prender os cabelos longos de preferência com um coque, para evitar que este se enrosque nos equipamentos; levar água. Pede-se que todos os objetos pessoais sejam guardados nas respectivas acomodações dos hóspedes. Central de lazer e Condutores não ficam com pertences pessoais dos participantes!

Recomenda-se:
A utilização de boné e óculos escuros para proteger do sol;
Utilizar protetor solar e repelente contra insetos antes do início da atividade;
Utilizar um prendedor para óculos e câmeras fotográficas durante o percurso.

Outros requisitos:
Os condutores possuem autonomia para não permitir a participação ou retirar das atividades pessoas que coloquem a si mesmas e/ou o grupo em risco, causem conflitos ou ainda que não estejam em condições de realizá-la; Pede-se que o cancelamento da participação nas atividades que são cobradas seja realizado com antecedência de 1 hora. Neste caso em específico o valor da aventura não será encaminhado para cobrança.

Favor chegar com antecedência de 10 minutos para a atividade!

Cuidados gerais na visitação do local:
Respeite a sinalização e limites estabelecidos. Em caso de emergência, chame um condutor.

Condicionantes para realização das atividades:
Esta atividade não será realizada por condições metereológicos desfavoráveis (chuva, raios e/ou vento forte).

Existência de regras de visitação:
Propriedade particular com ampla área natural;
Dissemina-se a Conduta Consciente em Ambientes Naturais;
É importante seguir as orientações dos condutores;
As atividades somente são realizadas com a presença dos condutores e uso de equipamentos de segurança adequados;
Pede-se que sejam respeitados os requisitos para participação da atividade solicitados na inscrição;
Não retire equipamentos sem autorização dos condutores.

Garanta que objetos pessoais como máquinas fotográficas e óculos estejam devidamente presos. Demais objetos devem ser guardados na respectiva acomodação.

Práticas de conduta consciente em ambiente natural:
Leve seus resíduos nos coletores do hotel, zelando pela área onde se encontra o arvorismo, que está entre dois remanescentes de floresta atlântica secundária. Observe os animais silvestres em silêncio, não procure afungetá-los ou aproximar-se demais. A alimentação deles está na floresta, por isso não ofereça alimentos! Pede-se que os visitantes caminhem pelas trilhas e estradas, minimizando erosões e contribuindo para o restauro florestal das bordas de trilhas e estradas.

Dados solicitados ao cliente:
Acomodação do participante(s);
Nome completo do participante(s);
Idade, peso e altura;
Assinatura(s) do participante(s);
Responsável em caso de participante menor de idade, grau de parentesco do responsável e sua assinatura;
Tipo sanguíneo e fator RH de cada participante;
Relato de qualquer característica limitante para a realização da atividade de cada participante;
Informação, de cada participante, sobre qualquer medicamento que atualmente esteja utilizando, mencionando qual e porque, bem como se precisar ser levado para a atividade;
Breve experiência em atividades de aventura em ambiente vertical (arvorismo, tirolesa, rapel, escalada, cannopy, etc) de cada participante.

Existência de termo de responsabilidade:
Formulário de inscrição com termo de reconhecimento de riscos e requisitos para participação na atividade.

Grau de dificuldade:Fácil/Moderada